sábado, 30 de outubro de 2010

Portadores de texto**

Olá colegas de profissão!

Quando eu frequentei os bancos escolares, tive excelentes professores dos quais lembro-me muito bem até os dias de hoje e procuro me espelhar em lindos trabalhos como os que vivenciei em minha formação inicial e, de certa forma, ser uma discípula voluntária de trajetórias tão lindas, consolidando-as, para que assim não caiam no esquecimento de um tempo que não volta mais. Provavelmente, você que está lendo estas linhas agora, também passou pela mesma escola que eu, e também com suas experiências, boas ou más, mas que o formatou como cidadão, um adulto, dono de diversas escolhas e articulador de suas próprias palavras.
Em nosso "tempo de escola", dentro da língua portuguesa, aprendíamos três formas de discurso para redação, sendo elas: narrativa, descritiva ou dissertativa. Os outros portadores de texto eram incorporados indiretamente.
Não que as três formas de discurso devam se findar, muito pelo contrário. Nós professores, temos sempre que ensinar aquilo tudo o que já sabemos que deu certo. Mas nem por isso devemos ficar com a mesma mentalidade de milianos atrás, temos que "nos abrir" para "o novo" (novas descobertas através de estudos comprovados), por essa mesma razão não temos que viver na mesmice do eterno.
Hoje em dia, temos que continuar o trabalho das três formas de redação e mais: temos que trabalhar não intrinsecamente, mas declaradamente que existem outros portadores de texto e chamar a atenção a olhares atentos dos alunos para tal. Para todos os lugares que observarmos existem portadores de texto e é isso que a escola pretende ao relacionar essas escritas para que os alunos percebam. Vivemos em um mundo globalizado, na velocidade de internet onde a informação é vinda de todos os lados, a todo momento. O indivíduo precisa prestar atenção nisso.
Pensando nisso, hoje separei para vocês, companheiros e companheiras, um repertório com diversos portadores de textos, dos quais eu sugiro que possam imprimí-los e trabalhar um por dia, comentando, fazendo citações e como avaliação se as crianças entenderam o que foi explicado, pergunte-lhes exemplos. Ao fim do dia, relacione-o em um mural, sendo que desta forma, a atividade foi contextualizada, ou seja houve um significado real para o aprendiz.



Espero que gostem e usufruam com amor, 
Bjkas~**


Professora Symone Oliveira 














































Nenhum comentário: